fbpx Skip to main content
0

Kate Manhães

Kate Manhães (Engenheiro Paulo de Frontin, Rio de Janeiro, 1985), vive em Campinas – SP, onde desenvolve seu trabalho de pintora. Em geral, sua pintura reúne temas a partir de reflexões existenciais e sociais, aliadas às questões formais que têm seu ponto forte na pintura de tradição modernista. Em suas obras, o que pesa é uma desconstrução pós-moderna da narrativa, produzida pela fragmentação e desconexão direta da imagem em todos os espaços da tela.

Kate apropria-se da fragmentação e geometrias aproveitadas como cenários mas, no entanto, não cria espaços naturalistas. O corpo humano é desconstruído ou deformado segundo princípios que vão da ironia ao puro desgaste de uma ideia e propõe assim uma interpretação mais geral da humanidade. Do caos ao tédio, questiona a disforia violenta de um tempo marcado pelo desencanto.

Currículo artístico

2021

Em Rede | s | . Exposição digital coletiva realizada pela galeria Artsoul, curadoria de com Priscila Arantes. Selecionada no 1º Edital de Artistas Independentes da Artsoul.

2019

Narrativas Incompletas. Exposição coletiva com Fabricius Nery, Kate Manhães e Danillo Villa, curadoria de Jardel Dias Cavalcanti. Museu Casa de Vidro, Campinas/SP

2019

Ana e o Pé de Banana. Exposição das obras originais do livro infantil, pintadas por Kate Manhães. Ateliê Oráculo, Campinas/SP

2018

50º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. Obra selecionada pelo júri. Pinacoteca Municipal, Piracicaba – SP

2016

Exposição itinerante das 12 ilustrações originais do livro “Para Onde Vão os Guarda-chuvas”. Casa de Cultura de Caldas – MG.

2015

Exposição individual Kate Manhães. Casa/Ateliê Ciclo. Campinas – SP.

2014

Curadoria da exposição “Viagem na Chuva” no Ateliê Oráculo (Campinas/SP), seleção dos rascunhos e obras originais do curta metragem de animação premiado e patrocinado pelo MinC – Ministério da Cultura, em nome de Wesley Rodrigues.

2013

Paralelograma de Fabricius Nery. Tennis Clube de Campinas – Artista convidada. Campinas – SP

Fragmento Simultâneo. Exposição coletiva na Galeria Sede, Ateliê Sandro Casoti, Ateliê Oráculo e Piola Alphaville, Campinas – SP

2012

O Homem e o Cinza. Exposição coletiva na Vila São João, Campinas – SP